Publicações
Como funciona para trocar de contador?
Assim como você, muitas pessoas têm várias dúvidas se podem trocar de contador. A resposta é sim, e essa mudança pode ocorrer a qualquer momento, servindo principalmente para garantir uma melhor relação entre empresa e escritório contábil.
Em geral, a troca ocorre quando a empresa deixa de ter a segurança necessária no escritório contratado. Essa mudança é ainda mais recomendada para garantir a regularidade fiscal do seu negócio, uma vez que você perceba que o contador não esteja fazendo um bom trabalho.
Agora que você já sabe que pode trocar de contador, confira nosso artigo como é o processo e no que você deve estar atento para não ter problemas. Confira!
A empresa pode trocar de contador?
A troca de contabilidade é um direito do empresário, previsto inclusive no Código de Defesa do Consumidor. Ele tem o direito de optar pelo escritório de contabilidade que melhor atenda às necessidades contábeis da sua empresa.
Por isso, é fundamental prestar bastante atenção no momento da assinatura do contrato para prestação dos serviços contábeis, já que algumas empresas costumam colocar cláusulas de multa em caso de rescisão contratual antes do prazo estipulado.
A cláusula não é ilegal, porém cabe ficar atento à ela, já que o encerramento do contrato antes do prazo, por mais que a empresa não esteja prestando os serviços de acordo com suas necessidades, pode representar o pagamento de multa. Desta forma, prefira escritórios contábeis que permitam que o encerramento possa ocorrer a qualquer momento sem custos adicionais.
Como faço a troca de escritório de contabilidade?
O processo de troca de escritório contábil envolve o cancelamento dos serviços com o contador, que deve ser feito formalmente por meio de e-mail ou carta registrada em correio. Essa medida é necessária para evitar qualquer cobrança futura, sob alegação de que não havia o conhecimento do cancelamento do contrato.
Neste comunicado, é importante constar os dados da empresa e data o encerramento do contrato. Em geral, o contador terá um prazo de 30 dias para organização da documentação cadastral, contábil, fiscal e de pessoal, que deverá ser devolvida aos proprietários.
Além de toda a documentação, o contador deve fornecer um relatório detalhado da situação da empresa em relação a débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, bem como eventuais parcelamentos de dívidas e que precisarão ter continuidade com o novo contador.
É recomendado ainda o preenchimento de um termo de responsabilidade técnica. Neste caso, o documento é elaborado pelo próprio escritório de contabilidade e feito entre eles, no qual fica claro que o novo escritório passará a ser o responsável pela gestão financeira da empresa, não tendo a anterior mais qualquer responsabilidade.
Com o novo escritório de contabilidade, o empresário firmará um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, no qual estará claro quais serão os serviços técnicos prestados pelo contador.
Como sei que devo trocar de contador?
O momento de trocar de contador é bastante clara, mas em geral alguns empreendedores acabam não percebendo os sinais. Você sabe que será hora de trocar quando:
O atendimento ruim
Quando o seu contador não realiza mais um atendimento bom, é um sinal claro que a relação da sua empresa com o escritório precisa chegar ao fim. Afinal de contas, é o contador o responsável pelas suas finanças e qualquer problema de atendimento pode comprometer severamente a relação de confiança existente.
Profissionais sem qualificação
Respostas pouco claras, mais dúvidas do que soluções, e erros são outros sinais evidentes que o escritório não está devidamente qualificado para atender ao seu negócio. Isso em geral é resultado de profissionais que não costumam se aperfeiçoar diante das novidades do mercado.
Perda de documentos
Um dos sinais mais graves de que o serviço prestado é ruim é quando a gestão de documentos passa a ser feita de forma não profissional, com perda de alguns deles ou preenchimentos incorretos. São detalhes que podem inclusive comprometer a situação fiscal de sua empresa!
Perda de prazos
Quando você contrata um escritório de contabilidade, é porque você precisa de um profissional para cuidar da gestão contábil do seu negócio. Logo, caberá a eles estar atentos a todos os detalhes e jamais perder prazos para o preenchimento de declarações ou pagamento de tributos. Se o cuidado com as datas deixa a existir, encerre o contrato o quanto antes!
Cobrar pelos trabalhos
Se você precisa ficar lembrando sempre seu contador sobre os trabalhos que ele deve prestar é outro sinal evidente que chegou a hora de trocar de escritório de contabilidade. O profissional contábil tem a função de se antecipar aos problemas e sempre apresentar os melhores caminhos, para que você possa tomar a melhor decisão.
Contabilidade pouco clara
Nos dias atuais, é necessário que você possa acompanhar em tempo real as finanças da sua empresa. Desta forma, é vital que o escritório contábil o mantenha sempre atualizado de tudo o que acontece em sua empresa. Se a relação é diferente disso, é outro motivo para você trocar de contador.
Analise seu novo contador
Você chegou a conclusão que é necessário trocar de contador, mas tem dúvidas sobre como fazer a melhor escolha? Analise alguns aspectos básicos que envolvem o setor atualmente e verifique qual a reputação da empresa no mercado, converse com outros profissionais atendidos pelo escritório e se eles possuem capacidade técnica e tecnológica para lhe oferecer a melhor solução.
Por falar em novidade, um dos diferenciais está na contabilidade digital, que permite que você possa acessar os dados da sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar, otimizando seu tempo e lhe dando maior embasamento para a tomada de decisões.
Além disso, escritórios contábeis modernos contam com sistemas de gestão inovadores, desburocratizados e dinâmicos, permitindo que você saiba exatamente como movimenta-se o dinheiro dentro da sua empresa.
E então, gostou de nosso artigo sobre como funciona para trocar de contador? Se você percebeu que é o momento de você também fazer essa migração, conheça os diferenciais da Gran-master contabil. Somos especialistas em oferecer o melhor serviço contábil para sua empresa. Entre em contato agora mesmo com nossos profissionais!
Milhares de Empresas podem estar correndo o risco de inadimplência com a Receita Federal
Muitas empresas brasileiras podem não saber, mas correm o risco de estarem inadimplentes com a Receita Federal por causa de impostos de importação de serviços não pagos nos últimos anos.
Orientações sobre Fraude
Microempreendedor Individual
Fique atento!
O Portal do Empreendedor não envia mensagens ou qualquer correspondência que exija algum pagamento.
Vale lembrar!
A cobrança feita por Associações ou oferta de serviços privados para: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de demanda prévia do próprio MEI.
Importante também!
O boleto da contribuição mensal (guia DAS) é emitido diretamente no site do Governo Federal. (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/pagamento-de-contribuicao-mensal)
Além disso, todo os serviços disponíveis neste Portal do Empreendedor são muito fáceis de usar.
Fizemos dessa forma justamente para você não precisar gastar mais e poder investir no seu negócio!
Mas fique à vontade em contratar alguém para te ajudar.